MUSICA UNICBM
ATENÇÃO:
PARA VER O FÓRUM, LER OS ASSUNTOS, ABRIR DISCUSSÕES E POSTAR RESPOSTAS, É NECESSÁRIO QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO E DEPOIS O LOGIN.

Participe do fórum, é rápido e fácil

MUSICA UNICBM
ATENÇÃO:
PARA VER O FÓRUM, LER OS ASSUNTOS, ABRIR DISCUSSÕES E POSTAR RESPOSTAS, É NECESSÁRIO QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO E DEPOIS O LOGIN.
MUSICA UNICBM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modo Gregos - Notas caracteristicas de cada um

Ir para baixo

Modo Gregos - Notas caracteristicas de cada um Empty Modo Gregos - Notas caracteristicas de cada um

Mensagem por Admin 14.11.18 13:51

As notas características de um modo serão aquelas que definem o som da intenção sem criar ambiguidade. São as que definem a escala que está sendo usada e a tônica do modo. Dou um exemplo usando a diatônica maior (escala maior):

Observe o acorde de C, ele aparece em 3 campos harmônicos:

C maior = C | Dm | Em | F | G | Am | Bm(b5)
G maior = G | Am | Bm | C | D | Em | F#m(b5)
F maior = F | Gm | Am | Bb | C | Dm | Em(b5)

Isso quer dizer que podemos usar as 3 escalas sobre o acorde de C, cada uma trará uma sensação sonora diferente, ou seja, será um modo diferente.

Escala de C maior sobre o acorde de C = C Jônico
Escala de G maior sobre o acorde de C = C Lídio
Escala de F maior sobre o acorde de C = C Mixolídio

Agora definindo as notas características…

Os 3 modos, C Jônico, C Lídio e C Mixolídio possuem algo em comum, a mesma tônica. Então essa será uma das notas características já que dá a tonicidade do modo. A segunda nota característica será a terça, pois define o modo como maior ou menor – no caso dos 3 modos acima, será a terça maior, a nota E.
A terceira nota característica será aquela que existe apenas no modo escolhido, e não nos outros dois.

Usando C Jônico como comparação temos:

C Jônico: C D E F G A B
C Lídio: C D E F# G A B
C Mixolídio: C D E F G A Bb

A escala de C Lídio possui a nota F#, ausente nos outros modos. Então esta será a sua terceira nota característica.
A escala de C Mixolídio possui a nota Bb, ausente nos outros modos. Então esta será a sua terceira nota característica.

Teremos então:

C Jônico: C E
C Lídio: C E F#
C Mixolídio: C E Bb

Quando o acorde entregar algumas dessas notas características, o solo não precisa enfatizá-las. Por exemplo, na base um acorde de C estará evidenciando as notas C e E, então basta solar com a escala de G maior enfatizando a nota F# para trazer o efeito Lídio, ou com a escala de F maior enfatizando a nota Bb para trazer o efeito Mixolídio.

As características dos modos da maior serão, além da tônica e da terça:

Jônico – 4J (quarta justa)
Dórico – 6M (sexta maior)
Frígio – b2 (segunda menor)
Lídio – #4 (quarta aum)
Mixolídio – b7 (sétima menor)
Aeólio – b6 (sexta menor)
Lócrio – b5 (quinta dim)


Olhando agora nos modos da menor harmônica e menor melódica:

HARMÔNICA

Para definir as notas características usaremos os seguintes critérios…

Nota característica 1: Será a tônica do modo.
Nota característica 2: Será a característica que dá o nome do modo.
Nota característica 3: Será a alteração indicada após o nome do modo.
Nota característica 4: Só aparecerá se for necessária.

Exemplo: C Aeólio 7M

Nota característica 1: Será a tônica do modo, ou seja, a nota C.
Nota característica 2: Será a característica que dá o nome do modo – Aeólio (b6), nota Ab.
Nota característica 3: Será a alteração indicada após o nome do modo – 7M, nota B.
Nota característica 4: Só aparecerá se for necessária – não é.

Fica assim então:

Modo 1 – Aeólio 7M – T b6 7M
Modo 2 – Lócrio 6M – T b5 6
Modo 3 – Jônico #5 – T 4 #5
Modo 4 – Dórico #4 – T 6 #4
Modo 5 – Frígio maior ou Mixolídio b9 b13 – T b2 b6
Modo 6 – Lídio #9 – T #4 #2
Modo 7 – Diminuta Harmônica – T b5 7dim

7M – Sétima maior | 7 – Sétima menor | 6 – Sexta maior | b6 – Sexta menor
b5 – quinta dim | #4 – quarta aum | 4 – quarta justa
#2 – segunda aum | 2 – segunda maior | b2 – segunda menor

MELÓDICA

Modo 1 – Aeólio 6M 7M – T 6 7M
Modo 2 – Dórico b9 ou Frígio 6M – T 6 b2
Modo 3 – Lídio #5 – T #4 #5
Modo 4 – Lídio b7 ou Mixolídio #4 (ou ainda overtone) – T #4 7
Modo 5 – Mixolídio b13 – T 7 b6
Modo 6 – Lócrio 9M – T b5 2
Modo 7 – Alterada – b5, #5, b2, #2 – possui 4 notas características pois todas são variações das quintas e segundas (nonas).
Admin
Admin
Admin


https://alunoscbm.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos